Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Best of '10

Eu tenho agendas, sim aquelas agendas convencionais que eu uso para colar entradas de cinema duplas e escrever besteirinhas de como tive um dia perfeito e me lembrar das coisas que tenho de fazer. Agendas, daquelas com bilhetinhos das amigas e recadinhos do namorado. Desde 2008 tenho uma tradição: todo domingo eu anoto qual foi a música da semana. A música da semana tem como definição a mais ouvida, mais cantada ou apenas a trilha sonora de um momento especial. Então minha agenda costuma ter uma grande quantidade de músicas anotadas aos domingos. Na última semana do ano eu seleciono a música mais importante do mês criando uma playlist de 12 músicas, clichê (mas como já disse clichês são clichês por um motivo: funcionam). Amo pensar que minha vida tem uma trilha sonora e que posso descrever o meu humor em determinado momento só pelo que eu estava ouvindo. Enfim, acho válido registrar no meu blog minha trilha sonora - também porque acabei me arrependendo de não ter postado a minha playlist do ano passado.


Janeiro
Soul meets body - Death Cab For Cutie

Acho que essa é minha música permanente de Janeiros, sempre será essa até que eu encontre uma mais apropriada. Para quem não conhece a letra é: "I want to live where soul meets body, and let the Sun wrap its arms aroud me and bathe my skin in water cool and cleansing and feel what it's like to be new". É assim que me sinto a cada janeiro nova, aquele velho lema: ano novo, vida nova, mesmo que sua vida continue sendo a mesma você sempre acredita que há um milagre life-changing acontecendo nesse ano. É isso que eu gosto em janeiro, toda a esperança, tanta esperança que ela chega a sair pelos meus ouvidos, apesar da chuva incessante que faz com que eu me sinta um Buendia.

Fevereiro
Gimme Sympathy - Metric

Fevereiro foi o mês de muita ansiedade. Todos os dias eu acordava cedo ligava o computador, colocava uma música e começava a mandar currículos desesperadamente. Nesse mês recebi e-mails de educados "Não, obrigado, não precisamos de ninguém agora!", fiz entrevistas super chiques e recusei um emprego exploratório. Ouvir essa música me dava esperanças e ao mesmo tempo traduzia o que eu sentia nesse momento, dúvidas mortais e necessidade de me superar, além da necessidade de simpatia alheia, claro. Incrível como fevereiro é o mês mais curto do ano e o que tem mais anotações incluindo milhares de "Dia Perfeito" e "Saudade da Luna" (queria mostrar a ela!).

Março
California - Phantom Planet / By the heat of your light - Julliete & The Licks

Em março eu tive uma brilhante idéia, resolvi rever The O.C., minha série BFF. Foi um mês assim, drama puro, eu via um episódio atrás do outro, quando algo me deixava realmente triste e eu não queria ver o próximo abraçava meu travesseiro cantando "I still feel beat by the heat of your light" pensando Damn you, Oliver/Stop lying, Cohen/Don't be a lesbian, Coop, love Ryan, please/Choose Cohen, Summer/Don't do this, Ryan/DO NOT Drink, Kiki/Don't kiss Sophie, Sandy entre outros. E nos breves intervalos eu lavava a louça cantando Califooooooooornia here we come, right back where we started from, Califoooooooooooonia. E também nesse mês li "Cem anos de solidão", livro que totalmente mudou minha vida.

Abril
A movie script ending - Death Cab for Cutie

Quem é fã de Death Cab como eu, que também estava vendo uma série na qual um dos personagens tem a mesma banda como favorita, só pode amar ainda mais A Movie Script Ending. A minha paixão por essa música tem muito a ver com o episódio de Tijuana: a música toca no episódio, propriamente no som do carro dos Cohen quando Seth vai dirigindo para Tijuana. A Summer, super eww na época, reclama da música e o Seth solta o épico "DO NOT INSULT DEATH CAB". A movie script ending marca demais esse episódio que me marcou muito o que me fez ouvi-la sem parar. Calhou que a páscoa foi em abril, viajei para 3 Corações nesse feriado e claro que essa foi a minha trilha sonora. Uma das minhas maiores diversões de viagens é fazer as playlists então como era de se esperar fui de São Paulo à Minas Gerais cantando highway, highway, highway. Foi nesse mês que comecei na Futura, empresa onde fiz meu estágio e me diverti demaais, apredi o que é fotojornalismo e mudei demais minhas idéias sobre faculdades.

Maio
It's De-Lovely - Ella Fitzgerald
(Quem quiser essa raridade é só dizer!)

Talvez minha emo face ou minha eu-adoro-nirvana atitude não mostrem mas eu sou apaixonada por jazz. Amo. Em maio eu estava estagiando feliz e iniciando o Etapa, o que significa muitas horas em ônibus e metrô, o que requer muita música, então estoquei o essencial (death cab, KT, cardigans, nada surf, metric, nirvana) e baixei um suplemento de jazz que até então era inédito para mim, dentre tudo o "Sings the Cole Porter songbook - cd 2" que tem tudo de maravilhoso da Ella, que eu sempre adorei, e me fez imensamente feliz. As viagens de metrô eram curtissímas e super divertidas, meu autismo aumentou 100% nesse período cantando It's De-lovely. Mas também esse foi o mês de minha decadência cultural. Parei de baixar coisas novas e troquei meus romances por livros-texto e apostilas de física. Aqui foi a minha despedida do mundo cultural (até dezembro) com Ella e Neil Gaiman (O mistério da Estrela).

Junho
White Winter Hymnal - Fleet Foxes

Seattle invadiu São Paulo!!! A capital paulista congelou e tudo o que eu queria era um casaco quentinho e tênis secos, uma boa caneca de chocolate quente e White Winter What?. Sempre lembro da escada rolante do metrô Sé indo para o Jabaquara com essa música. Essa música não está anotada na minha agenda nesse mês nenhuma vez, não sei porquê mas fiz justiça a ela agora cause it's impossible pensar no meu inverno sem essa música.

Julho
Acapella - Kelis

Eu estava na minha última semana de estágio na Futura quando o Guilherme me passou 4 gigas de uma infinite playlist. Dentre The National, Stateless e Marina and the Diamonds encontrei essa Kelis em que me viciei. Passei o mês inteiro cantando Acapella principalmente pelo fato de que um dia eu estava passando pelo centro antigo de São Paulo e a escutei tocando em uma loja de sapatos, claramente eu demoro 18 anos para conhecê-la mas o pessoal da loja de sapatos já conhecia. E nem era uma loja de sapatos chique.

Agosto
Ask - The Smiths

"If it's not love than it's the bomb the bomb the bomb the bomb that will bring us together" é o que diz uma camiseta que ganhei de no dia 11, vulgo meu aniversário, do meu namorado. Foi impossível tirar essa música da minha cabeça e de qualquer forma era super agradável irritar a todos ao meu redor com o meu the bomb que cada vez ficava mais alto e mais chato.

Setembro
Your legs grow - Nada Surf

Foi o mês da serenata, eu cantando uma das milhares de músicas-tema de Rúvila e Gabriel para a comemoração de 1 ano de namoro. Tem teve Red Hot, The Blow, Travis etc etc mas como eu sou uma péssima cantora só vai entrar essa mesmo. Cause "you're the only person in the world I feel this way about". Apesar de parecer uma música deprê a princípio se você der uma segunda chance ela mudará sua vida, uma metáfora para minha vida.

Outubro
Mais uma vez - Legião Urbana

Revisão no cursinho, Fuvest a caminho, estresse, nervoso e ansiedade. Eu estava a beira de um colapso e todas as noites o Gabriel me cantava essa música antes de dormir então passou a ser um mantra, sempre que me batia um aperto no coração eu começava a cantar baixinho "quem acredita sempre alcança" e assim foi o meu mês.

Novembro
Hustle Rose - Metric

Mais ou menos no fim de setembro o meu "Old world underground, where are you now?" chegou do Canadá enviado pela minha tia linda, pelo gordo e pela Sophie. Para quem conhece o cd sabe que ele é viciante e com a Fuvest fungando no meu pescoço eu precisava relaxar um pouco e isso quer dizer ouvir Hustle Rose beeeem alto.

Dezembro
Free Bird - Lynyrd Skynyrd

Porque é claro que eu tenho habilidade para tocar essa música no Expert #guitarherofeelings. E é a trilha sonora da cena em que eu choro em Elizabethtown.

Live and Learn - The Cardigans

Em homenagem aos meus balanços e análises de fim de ano, o meu eterno mantra, uma música que me acalma quando acho que foi tudo errado, tudo em vão, tudo uma bosta. You live and you learn.

Claro que eu queria também incluir "This is not a Test" do She and Him, "French Navy" do Camera Obscura, "Xavia" do The Submarines "Serve the Servants" do Nirvana e mais milhares mas o ano só tem 12 meses, né?

PS: Um 2011 incrível para vocês :D que esse seja um ano cheio de ótimas músicas!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Live and Learn

"Well you get what you give
And hell yes I lived
But if you live as you learn
I don't think I'd be learned
Oh with the sun in my eyes
Surprise, I'm living a life
But I don't seem to learn
No I don't think I can learn"
~The Cardigans


Um dia eu ouvi falar que a vida tem um esquema: Live and Learn. Talvez eu fosse ingenua, boba ou inocente demais e eu cometi um misunderstood de maneira que fui colocando rótulos na minha vida do tipo " esse foi o ano do aprendizado", "esse foi o ano da vida" o que eu não entendi é que não é assim que funciona, não mesmo, o aprendizado é parte integrante da vivência mesmo porque muitas coisas você só aprende na prática mesmo, não? Mesmo que você ache que não aprendeu nada você aprendeu, nem que seja um jeito de não fazer alguma coisa.

Esse ano de 2010 foi um ano totalmente novo, cheio de coisas que eu nunca imaginei que viveria, um ano de novidades do começo ao fim. A primeira novidade foi uma pessoa ao meu lado, meu namorado, que esteve do meu meu lado desde o day 1 e estará lá sempre, o que foi totalmente essencial pois sem ele não sei se eu aguentaria tudo o que aguentei, claro que eu sempre terei a minha família, mas é diferente não? Fiz 18 anos, o que a principio não muda nada, até que fui descobrindo que sim, 18 anos trazem mudanças. Perdi muitos amigos, fiz muitos amigos e reconquistei outros com minhas temporadas de séries e meu charme através de sms. Trabalhei até cair, senti o que é estresse daqueles que não te deixa sorrir. Aprendi a andar pela zona oeste e escolhi o lugar onde vou comprar meu apê. Percebi que estou quase irreconhecível e muitas coisas que eu amava agora perderam o brilho. Percebi que eu posso ser bright and shiny mesmo sendo dark and twisty por dentro. Acho que o que aprendi de mais valioso nesse ano é que a ansiedade não leva a nada, pelo contrário, estraga o que você está vivendo agora. (Aprender isso não quer dizer que eu deixei de ser a ansiedade em forma de células, de forma alguma, devo até estar mais ansiosa agora para aplicar essa lição na minha vida de 2011. )

Resumidamente meu ano foi assim fiquei quatro meses em casa nas maiores férias da minha vida fazendo nada além de procurar estágio e escrever no blog e essa situação estava me matando até que eu achei o estágio. Comecei a estagiar e em maio comecei a fazer cursinho pré-vestibular, ainda incerta do porquê e sobre qual curso eu prestaria, mas dou graças a Deus por ter começado, nunca me esforcei tanto como nesse período de Etapa e me sinto imensamente grata por todo o aprendizado que recebi lá, mesmo tendo de sacrificar muitas coisas como posts semanais no blog, aulas de design gráfico e a sétima temporada de Grey's anatomy. Eu não passei na concorrida Usp que eu tanto queria por um misero ponto mas não fiquei triste porque eu sabia ter errado no escolha do curso e também sei que embora eu esteja bem preparada intelectualmente para uma faculdade ainda não estou pronta psicologicamente. Depois do estágio, que terminou em julho, comecei a trabalhar em um escritório de contabilidade com estalactites no banheiro e intermináveis ligações que fica exatamente em frente da minha casa, tipo uns 20 passos. Trabalhar de verdade, não ser apenas uma estagiária, me ensinou demais, não só no plano contábil mas me ensinou muito sobre mim mesma, esses 5 meses de trabalho foram a minha maior prova de resistência, no kidding, queria desistir todos os dias mas nunca desisti, aprendi a administrar meu próprio dinheiro e posso dizer que não peguei dinheiro com minha mãe nenhuma vez, consegui guardar bastante e ainda emprestei uns para o meu pai, comprei coisas que eu queria, saí, me diverti mas sempre dentro das minhas limitações de vestibulanda. O plano é trabalhar lá até que minhas atividades de 2011 (Etapa e Web Design) comecem porque a partir daí vai ser eu e as apostilas no ano de mais estudo e menos dinheiro de minha existência. Uma coisa constante nesse período foi o meu desejo de que 2010 acabasse logo, uma característica minha em tempos difíceis é essa, acreditar que coisas boas virão com o próximo mês de janeiro.

This is how it works: o aprendizado te atinge, você não sabe ao certo o que está aprendendo mas tem certeza que no futuro você saberá e isso será incrivelmente valioso, a única coisa que o momento te revela é que aprender doí bastante e você é mais forte do que imagina.

PS: Feliz Natal!! ;)


domingo, 12 de dezembro de 2010

Toda saudade que se pode sentir

Você se foi deixando um vazio permanente atrás de si, que nada poderá preencher - eu poderia passar todas as tardes de minha vida cantando Damien Rice desde que você se foi. Por mais insignificante que meus sentimentos mais puros possam parecer para o mundo eu sei que em seu microcoração saltitante eles são valorosos e você nunca se importou que eu os dividisse com você.

E hoje não há barulho, só toda a saudade que se pode sentir.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...